Skip to content

Qual os Melhores Petisco Para Comer Com Vinho

Qual os Melhores Petisco Para Comer Com Vinho

Vinhos de qualidade, sempre terá junto a si, uma infinidade de pratos gastronômicos de alta qualidade e estilo. Isso se resume não somente a entradas, prato principal ou sobremesas, mas também aos chamados petiscos, iguarias que servem como um lanche ou tira gosto, antes ou depois de um jantar especial. 

Os petiscos são perfeitos para festas e eventos sociais casuais, regados a bons vinhos e ótima companhia. Em uma infinidade de petiscos, falaremos sobre os melhores para comer com uma taça de vinho,  junto da família ou amigos nos dias especiais. 

Dicas para não errar na harmonização de vinhos e petiscos

A principal dica na harmonização de vinhos com alimentos, é que vinhos mais leves devem combinar com comidas mais leves, assim como vinhos mais encorpados, com alimentos mais pronunciados. 

Por isso, dificilmente um Cabernet Sauvignon irá combinar com peixes ou frutos do mar, assim como champanhe ou vinho branco, com carnes vermelhas. Algumas dicas para não errar na harmonização de vinhos com alimentos:

  • Vinhos com alto teor alcóolico, não vão bem com alimentos muito salgados e apimentados

Alimentos salgados e com pimenta, geralmente não vão bem com vinhos de alto teor alcoólico, pois aumentam a sensação de álcool na boca. É o caso dos vinhos do porto, que apesar de serem mais doces, também são mais alcoólicos que outros tipos de vinhos. Opte por vinhos com baixo teor alcóolico como é o caso dos suaves. 

[psfw slug=”325″]

  • Carnes vermelhas vão bem com vinhos de taninos apurados

Os taninos, aquela sensação de secura na boca e presente nos vinhos secos, é fundamental para equilibrar sabores, principalmente de carnes vermelhas. Mas por que este casamento é o ideal? Simples: a sensação que os taninos dos vinhos secos causam, é equilibrado pelo sulco das carnes vermelhas, enriquecendo o sabor destas combinações.

  • Alimentos ponte

Alimentos ponte são aqueles que fazem a combinação entre o vinho e o alimento principal…é um coadjuvante que dá toques especiais a comida e casa bem com o vinho em questão na mesa.

É o caso de alguns petiscos como o queijo. Queijos curados por exemplo, vão vem com vinhos tintos e fazem uma ponta incrível para alimentos como macarronadas com molho vermelho. 

Petiscos Salgados

Petiscos Salgados

Tábua de frios

Petiscos de queijos como o gorgonzola por exemplo, podem ser uma boa pedida para apreciar um bom vinho. No caso dos vinhos, que são alimentos mais pesados, o vinho mais indicado é sempre o tinto. 

Outro tipo de petisco que vai bem com vinhos tintos e encorpados é uma boa tábua de frios. Os frios mais comuns são:

  • Salames;
  • Linguiças;
  • Salsichas;
  • Presunto;
  • Queijo tipo muçarela, gorgonzola ou parmesão.

Queijos como ricota e coalho, vão bem em tábua de frios, porém os vinhos mais indicados, por se tratar de vinhos mais aromáticos, assim como o tipo dos queijos que são mais leves. 

Bolinho de Bacalhau

Eis uma boa indicação de vinho branco com um salgado. O bolinho de bacalhau é feito de bacalhau dessalgado e desfiado, em uma mistura com batatas cozidas, ovos e farinha de trigo. Perfeito para ser apreciado com uma taça de vinho branco, que deixa o momento mais sutil.

Isca de Peixe e espetinhos de camarão

Estes são outros petiscos que vão bem com vinhos brancos e rosés, a isca de peixe tem preparo parecido com o bolinho de bacalhau, o que muda é o recheio. 

Bruschetta de Tomate

Este petisco tipicamente italiano, a Bruschetta de Tomate harmoniza bem com vinho tinto e é fácil de fazer, utilizando apenas pão francês, tomates cortados, temperos aromáticos, queijo e azeite, indo ao forno para assar e deixar o petisco ainda mais apetitoso.

Pizzas

Pizzas são petiscos que valem por uma boa janta, principalmente quando o sabor é bem pesado. Em geral, pizzas vão bem com vinhos tintos secos e até vinhos suaves, não muito doces e nem alcoólicos. 

Pipoca

Quem disse que pipoca não é um petisco perfeito para apreciar uma taça de vinhos? O vinho mais indicado para comer pipoca, é vinho branco ou champagne, porém depende muito dos temperos e acompanhamentos, pois se a pipoca tiver bacon e linguiças, além de temperos fortes, pode ser que um tinto suave seja uma boa opção.

Polenta frita

Polenta frita é outra boa opção de petisco para aproveitar com um bom vinho, principalmente o branco. O vinho branco é leve e possui uma boa acidez e vai bem com a polenta, que é um alimento salgado e que dá ótimo equilíbrio de sabores.

Coxinhas

As deliciosas e famosas coxinhas brasileiras, vão muito bem como petiscos para comer de vez em quando, e nada melhor se for com uma taça de vinho…por que não? Coxinhas vão muito bem com vinho branco, especialmente os Sauvignon blanc. 

Petiscos Doces

Petiscos Doces

Petiscos doces também podem ser harmonizados com vinhos, porém é preciso saber quando e qual o tipo de vinho mais indicado para cada tipo de alimento doce. Geralmente, doces não são combinados com vinhos, porém é preciso saber como dosar os sabores para dar certo.

[psfw slug=”325″]

Uma dica e regra que nunca falha, é dosar doces mais frutados com vinho branco ou champagne. Já doces a base de chocolate, que possuem mais gordura e sabor forte, necessitam de um vinho mais encorpado, como é o caso dos tintos. 

Churros de doce de leite.

Este petisco doce, principalmente os mini churros, podem ser apreciados com vinhos de boa e alta acidez, pois traz equilíbrio na boca. Já doces de chocolate como trufas ou brigadeiros, chamam naturalmente vinhos tintos secos. 

Amendoins e castanhas

As oleaginosas como castanhas, nozes e amendoins, também vão bem com vinhos, principalmente os tintos, pois tem mais gordura em sua composição e pedem uma bebida com mais corpo. 

Cupcakes

Os cupcakes são minibolos saborosos e ótimos para ser dados em festas e eventos especiais. Não é comum combiná-lo com vinhos, porém é possível. Se for com sabor mais frutado, combine com vinhos como rosés ou brancos. Já no caso de cupcakes de sabores fortes como chocolate, opte por um bom vinho tinto. 

Don`t copy text!