Publicado em Deixe um comentário

Ressaca de Vinho 5 Dicas Para Recuperação Total

Ressaca de Vinho 5 Dicas Para Recuperação Total

Depois de uma festa incrível que durou a noite toda, o outro dia pode ser de ressaca, causa que geralmente acontece depois de um alto consumo de bebida alcóolica. A Ressaca por qualquer bebida alcóolica pode ser ruim, mas algumas bebidas causam sintomas de ressaca ainda maiores. 

É o caso do vinho, que gera uma das ressacas mais desagradáveis entre bebidas e destilados. Para se livrar da ressaca não existe mágica, mas algumas dicas do antes, durante e depois, podem ajudar a amenizar a situação. Veja agora como curar ressaca de vinho e aproveitar a bebida sem medo.

5 dicas se como se curar da ressaca vinho

Como foi dito, a ressaca é um processo natural do corpo a exposição excessiva de álcool, porém é possível ajudar o organismo a se livrar mais rapidamente das toxinas que o álcool em demasia causa, além de evitar desde o primeiro cálice, uma ressaca insuportável. Confira algumas dicas valiosas para se curar da ressaca mais rápido:

5 dicas se como se curar da ressaca vinho

Coma banana

Quanto se toma álcool em excesso, o potássio no organismo cai drasticamente, trazendo inúmeras desordens hormonais e cardiovasculares, por isso a melhor forma de repor os níveis de potássio no corpo, é comendo bananas. Ao comer duas, já é possível melhorar o depósito deste mineral. 

Reponha a água do organismo

Ao metabolizar o álcool, a desidratação é comum e em excesso, essa desidratação pode ser ainda maior. A dica aqui não irá acabar com os sintomas da ressaca, mas irá elevar a taxa normal de líquidos no corpo e não permitirá que outras situações como a diarreia, cause um distúrbio hidroeletrolítico, que é a queda acentuada de água no corpo, o que pode levar a morte.  

Sopa para devolver o apetite

Muitas pessoas de ressaca, ficam com falta de apetite e podem estar com o sistema gastrointestinal afetado pela ´´bebedeira“, por isso uma sopa de legumes ajudará ao organismo se recuperar e sem agredir mais o estômago e intestino. Com vitaminas e nutrientes, irá repor tudo o que o álcool em excesso levou embora, além de ser prática de fazer, leve e deliciosa.

Doces para repor a glicose perdida

Quando tomamos álcool em excesso, geralmente o primeiro a ser eliminado é a glicose, necessária para manter a energia e funcionamento do cérebro e organismo como um todo. 

Por isso é importante ter balas, chocolates ou algum tipo de doce em casa para passar a ressaca mais rápido. Estes alimentos irão elevar a taxa de glicose no organismo e recuperar a energia perdida durante as horas de bebidas em excesso.

Durante a ressaca, descanse

Assim que a ressaca chega, a melhor alternativa é descansar o corpo para que ele se recupere mais rápido. Por isso, aproveite e durma um pouco e se a dor de cabeça estiver severa, tome um analgésico e um banho quente, que relaxa os músculos. 

Outra dica é evitar usar o smartphone ou assistir tv durante o tempo que estiver de ressaca. Geralmente, a sensibilidade a luz é maior nesse período, por isso a melhor opção é desligar-se de tudo e descansar para acordar mais recuperado.

O que é ressaca, como é causada e seus sintomas

Quem tem o costume de beber bebidas alcóolicas, sabe que um dia depois de beber demais, geralmente sente muitos incômodos e desconfortos em todo corpo, e a causa é o consumo de álcool em demasia.

O que é ressaca

A Veisalgia, mais conhecida pelo nome popular de ressaca, acontece como uma intoxicação do organismo, por conta do excesso de bebida alcóolica. Durante o tempo que uma pessoa beber, o corpo trabalha para metabolizar a bebida e eliminar o álcool ingerido. 

O problema é que com um consumo excessivo, os órgãos ficam sobrecarregados e não conseguem metabolizar com rapidez e eficiência o álcool consumido, de forma que órgãos como o fígado e os rins, sentem a pressão e acabam trabalhando em dobro.

Assim, demoram mais para eliminar todo o álcool do corpo, o que geralmente leva horas e o corpo pode sentir os sintomas indesejáveis até 8 a 12 horas depois. Por conta dessa lentidão do organismo em processar o álcool em exagero, os sintomas podem ser variados:

  • Tonturas;
  • Dores de Cabeça;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Falta de sono;
  • Irritação;
  • Sensibilidade a luz;
  • Falta de concentração.

Outros sintomas como boca seca e sede, acontecem por causa da desidratação, um dos efeitos mais comuns do consumo de álcool em excesso, que inibe o hormônio antidiurético ADH, que controla a água que passa pelos rins e quando inibido, elimina a água do organismo, inclusive aquela que carrega nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

A ressaca é um processo lento e normal para que as toxinas causadas pelo álcool em excesso, sejam eliminados por completo do corpo, e pode ocorrer independente da pessoa dormir ou comer, pois tudo depende da quantidade de álcool ingerido.

Por que a ressaca de vinho é uma das mais fortes

Muitas pessoas alegam que a ressaca de vinho é mais forte do que grande parte das bebidas, porém é importante frisar que esta afirmação é válida, apenas para os vinhos com coloração mais escura e encorpados, enquanto os vinhos brancos e champagne geralmente causam ressacas mais brandas.

ressaca de vinho é uma das mais fortes 

Ou seja, o vinho tinto é um dos campeões em ressaca, perdendo apenas para o conhaque e uísque. O vinho tinto em demasia no organismo, forma uma substância tóxica chamada Formaldeído, a mesma base da composição do formol.

Essa substância em grande quantidade no organismo, pode levar a alterações como cegueira, falta de ar e até ser fatal. Além dela, outras substâncias como a acetona e tanino estão presentes e são elas que alteram a cor das bebidas, deixando-as muito mais fortes e propensas a causar embriaguez e ressaca. 

Apesar das bebidas alcoólicas mais claras causarem uma ressaca mais leve, isso não significa que são menos prejudiciais em excesso. Geralmente, elas possuem álcool puro, etanol e causam uma substância chamada Acetaldeído, causador de um grande desequilíbrio intestinal, além de dor de cabeça e desidratação.

A dica é sempre tomar álcool com moderação, pois dessa forma evitará a ressaca do dia posterior e problemas de saúde a longo prazo. 

Visite Nossa loja de Vinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *