Boeuf Bourguignon, também conhecido como Beef Bourguignon ou Beef Burgundy, é um dos pratos mais tradicionais da culinária francesa. Originário da região da Borgonha (daí o nome), este guisado de carne é conhecido por sua rica e profunda combinação de sabores.
Aqui está uma visão mais detalhada do prato e como é preparado:
Ingredientes
- 1 Kg de carne bovina, cortada em pedaços de tamanho uniforme (preferencialmente um corte mais duro como alcatra ou músculo)
- Vinho tinto (preferencialmente um Borgonha ou Pinot Noir)
- Bacon ou pancetta, cortados em cubos
- Cebolas pequenas (cebolinhas francesas, se disponível)
- Cenouras, cortadas em rodelas grossas
- Alho
- Cogumelos frescos
- Um bouquet garni (um pacote de ervas que geralmente contém tomilho, louro e salsinha)
- Farinha de trigo
- Sal e pimenta do reino
Método de preparação:
- A carne é temperada com sal e pimenta e depois dourada em uma panela quente com um pouco de óleo. Ela é então removida da panela e reservada.
- O bacon é frito na mesma panela até ficar crocante. Em seguida, as cebolas e cenouras são adicionadas e cozidas até ficarem macias.
- A farinha é polvilhada sobre os vegetais e a gordura restante na panela, formando uma espécie de roux. Isso ajuda a engrossar o molho posteriormente.
- O vinho é adicionado à panela, raspando o fundo para soltar qualquer pedaço de carne ou vegetais que esteja grudado. Isso é conhecido como deglaçar a panela, e ajuda a adicionar sabor ao prato.
- A carne é devolvida à panela, juntamente com o alho e o bouquet garni. A mistura é levada à fervura e, em seguida, o fogo é reduzido para que ferva lentamente. O prato é então coberto e deixado para cozinhar por várias horas, até que a carne esteja muito macia.
- Enquanto o guisado está cozinhando, os cogumelos são fritos em outra panela até ficarem dourados e, em seguida, são adicionados ao guisado.
- O guisado é cozido até que o molho esteja rico e espesso, e a carne esteja tão macia que possa ser cortada com uma colher.
Boeuf Bourguignon é tradicionalmente servido com batatas ou pão fresco, para absorver todo o delicioso molho. Além disso, é comum ser acompanhado por um copo do mesmo vinho usado no cozimento.
Esse prato é um ótimo exemplo de como um punhado de ingredientes simples e técnicas de cozimento podem se transformar em um prato que é verdadeiramente mais do que a soma de suas partes. É também uma bela ilustração da cozinha rústica e reconfortante pela qual a França é tão conhecida.
Deixe um comentário