Publicado em Deixe um comentário

As 10 Principais Dúvidas do Vinho

As 10 Principais Dúvidas do Vinho

Apreciar um bom vinho é uma experiência inigualável, uma das mais agradáveis da vida e que traz momento de sofisticação e plenitude. Cada taça, remete a datas, lugares e nos oferece momentos agradáveis na companhia de quem mais gostamos.  

Para quem está começando a entender de vinhos, sempre vem à mente algumas dúvidas e é muito bom tê-las respondidas, para continuar admirando e se apaixonando pelo universo da enologia. Confira as 10 principais dúvidas do vinho e torne-se expert no assunto. 

Qual vinho não tem álcool

Com o mesmo sabor e aroma de uma taça de vinho alcoólico tradicional, o vinho sem álcool é uma opção mais leve para pessoas que desejam manter o hábito de tomar vinho, mas por causa de algum problema de saúde, como pressão alta por exemplo, não é recomendado pelo médico, a continuar a tomar um cálice de vinho.

Qual vinho não tem álcool

O vinho sem álcool possui um processo de produção diferenciado do vinho comum, por isso é sem álcool. O vinho sem álcool pode usar 3 processos diferentes para que o álcool seja retirado:

Fervura- Através da fervura, que faz o álcool evaporar por completo;

Destilação Atmosférica- Através da baixa pressão atmosférica, se atinge a ebulição que faz o álcool ser retirado do vinho;

Osmose reversa- Técnica que filtra o vinho e retira a água e o álcool, destilando a seguir para separar ambos e a água é colocada no vinho. Esta é uma das técnicas mais caras, mas também mais eficazes quanto a manter a qualidade e propriedades da bebida. 

Frisamos que o vinho sem álcool não deve ser confundido com suco de uva. O suco de uva tem produção totalmente diferente, usando outros aditivos e a maçã para acentuar o sabor, tirando a pureza do produto.    

Qual vinho é doce

Vinhos doces são aqueles conhecidos como vinhos suaves. O processo de fabricação do vinho, sempre levará algum tipo de adição de açúcar na sua produção, e isso é necessário para favorecer a fermentação quando estiver armazenado. 

Até mesmo o vinho seco, leva algum tipo de adição de açúcar, porém os suaves são os mais adoçados. A medida de açúcar utilizada em cada tipo de vinho é:

  • Vinho seco- Entre 15 e 20g/L;
  • Meio seco- Entre 20 e 60g/L;
  • Doce- Superior a 60g/L.

O que é vinho bordô

O vinho bordô é um tipo de vinho, produzido com o suco e a maceração das cascas das uvas, o que dá a cor mais acentuada. Sua uva é produzida quase que exclusivamente nas américas, especialmente nos Estados Unidos e no Brasil.

A uva bordô é uma videira versátil, de fácil adaptação climática e resistente a doenças. Sua cor viva, é evidenciada na bebida, que possui taninos bem marcados e sabor intenso e amargo. Geralmente é usada como vinho de mesa e suave, além da produção de vinhos sem álcool e sucos de uva.

Quem amamenta pode tomar vinho

Por conta do teor alcóolico, o recomendado é que mulheres lactantes não tomem vinho, no máximo suco de uva ou vinho sem álcool. 

Estudos mostram que o hormônio prolactina pode sofrer comprometimentos na mulher que está amamentando. Caso não seja possível evitar uma taça de vinho, a dica é que tome apenas um cálice e amamente depois de 2 horas. 

O que é vinho tinto

O Vinho tinto é o resultado da fermentação do suco de uvas negras com a sua casca, retirando não só mais sabor, mas também a cor intensa que este vinho pode ter. 

No processo de fabricação do vinho tinto, as uvas prensadas são deixadas descansando com as cascas num processo chamado maceração. Dependendo do tipo de uva, sua coloração e o tempo de maceração, mais vívida será a cor do vinho. 

O que é vinho frisante

Parecido com os espumantes, o vinho frisante possui uma característica que o difere: ele tem menor concentração de gás carbônico. 

Isto acontece naturalmente no vinho no processo de fermentação, mas no caso do frisante, especificamente, para obtê-lo, o vinho passa apenas pelo primeiro processo, com baixo gás carbônico e assim, o frisante faz parte da pré-produção de um espumante.

O que é vinho do porto

O Vinho do Porto é doce naturalmente, porém com alto teor alcóolico, que faz desta, uma das bebidas mais queridas do mundo. Não se sabe a origem exata, mas este vinho se tornou popular na região do Porto, em Portugal, mais precisamente em Gaia, cidade vizinha onde até os dias atuais serve como local natural de armazenamento da bebida. 

Enquanto no vinho comum o processo de fermentação é completo e com o açúcar da uva que se transforma e álcool, no vinho do Porto a fermentação é incompleta, tornando-o mais doce, porém é adicionado ao vinho aguardente, tornando-o alcóolico. O teor de álcool no vinho do porto pode chegar a 22%, enquanto de vinhos comuns é menor do que 14%.

O que vinho seco

O vinho seco é mais próximo do suco obtido na fabricação do vinho, antes mesmo de sua fermentação. O vinho seco deve possuir menos de 4 gramas de açúcar por litro, e isso acontece no processo de fabricação, onde depois de macerado, o vinho começa a fermentação e faz com que a levedura transforme o açúcar presente na fruta em álcool. 

Na boca, o vinho seco tem taninos que dão a sensação de ressecamento e este é o tipo de bebida mais indicada para ser apreciada com alimentos, já que os vinhos suaves podem desequilibrar os sabores. 

Qual o vinho mais caro do mundo

O vinho considerado, o mais caro do mundo na atualidade, custa a bagatela de 35 mil euros. O vinho é húngaro e se chama Tokaji Essencia 2008.

Qual o vinho mais caro do mundo

A safra é de 2008 e vale até 2300, pois o vinho foi feito para envelhecer e apreciado em momentos especiais. Foram feitas apenas 20 garrafas de 1,5 litro, vindo em uma caixa cheia de luxo e com garrafa artesanal, ou seja, não existe duas iguais! 

O que é vinha

Vinha é a plantação das videiras de uvas. Na vinha a produção de uvas pode ser para vinho- o que se caracteriza como vinhedo- para produção de uvas que podem ser consumidas in natura ou para produção de uvas outros produtos como compotas e passas. 

Visite Nossa Loja de Vinhos Nacionais e Importados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *