Conteúdo
Após todas as etapas de fabricação, o engarrafamento é a etapa final, onde a garrafa de vinho escolhida, será condizente com o tipo de bebida em seu interior.
Assim como as taças de vinho que falamos no post anterior, a garrafa possui grande importância, pois cada estilo influencia no tipo de vinho interno e influenciará em sua conservação.
Para compreender melhor esse assunto, veja os tipos de garrafa de vinho para cada vinho e sua influência sobre a bebida.
Por que existe garrafa de vinho, diferentes para cada tipo da bebida?
Pescoço mais esguio, base mais larga ou coloração da garrafa diferente entre uma e outra, a garrafa de vinho possui grandes diferenças entre si, dependendo do tipo da bebida.
Mas, afinal, por que as garrafas têm diferenças entre si? Segundo especialistas, isso acontece para conservar cada tipo de bebida de uma maneira distinta.
Ou seja, para preservar as características de cada tipo de vinho, é vital que existam tipos de garrafas diferentes.
Além disso, até mesmo o local onde o vinho provém, conta no estilo da garrafa. Veja no próximo tópico como acontece isso.
Os tipos de garrafa de vinho mais usados
-
Borgonhesa
Com ombros fortes e bojo avantajado, a garrafa de vinho Borgonhesa foi desenvolvida na região da Borgonha, especialmente para o tipo de vinho daquele terroir.
Criada no século XIX, é utilizada para o vinho Pinot Noir e Chardonnay.
-
Champagne
Criada na região de Champagne na França, essa garrafa tem fundo côncavo e ombros baixos, com bojo largo.
Esta garrafa tem vidro reforçado, pois precisa de mais resistência para suportar o gás carbônico e a pressão das bolhas. Feita especialmente para espumantes.
-
Bordalesa
A garrafa de vinho Bordalesa ou Bordeaux, foi desenvolvida na região de Bordeaux. O seu bojo é cilíndrico e pescoço mais acentuado.
É um tipo de garrafa democrática e versátil, que vai bem com a maioria dos vinhos do mercado, independente se são vinhos tintos ou brancos.
-
Porto
De ombro largo acentuado e mais atarracada, a garrafa do vinho do Porto, é exclusiva para vinho proveniente da região do Porto em Portugal.
-
Garrafa Alsácia
Uma garrafa curiosa, ela tem corpo alongado e quase sem ombro, com pescoço estreito e afilado.
Muito usada no vinho Riesling e utilizada em países como a Alemanha e Hungria. Segundo a história, essa garrafa tem este design, para prover mais espaço de armazenamento em navios antigos.
5 características das garrafas de vinho
As garrafas de vinho possuem 5 características principais:
-
Gargalo
– Parte superior da garrafa e aonde vai à rolha. Reforçado, é por onde o vinho é servido;
-
Pescoço
– Parte estreita da garrafa, pode ser mais fina ou grossa, dependendo do estilo;
-
Ombro
– É a parte entre o bojo e o pescoço, onde a garrafa se afunila. Pode reter sedimentos nos ombros mais acentuados;
-
Bojo
– O corpo da garrafa e aonde vai o vinho;
-
Base
– A base da garrafa e que normalmente é côncava.
O tamanho padrão da garrafa de vinho é de 750 ml, porém, existem garrafas maiores e até menores, inclusive, vinho em lata, comercializados por volta de 260 ml.
Palco do Vinho
E independente do tipo de bebida que você prefere, a garrafa de vinho que você quiser está no Palco do Vinho.
Aqui, você encontra uma grande variedade de vinhos tintos, brancos, rose, além de bebidas como cerveja, entre outros.
Nossa loja online está 24 horas aberta para te atender. Visite e compre agora o seu vinho nacional ou importado com o melhor custo-benefício.
Palco do Vinho, tudo sobre vinhos.
Deixe um comentário