Skip to content

Vinho Tinto: Saiba mais sobre o vinho mais apreciado do mundo

Vinho Tinto

O vinho tinto é a bebida mais popular do mundo. É uma bebida básica em qualquer ocasião e está sempre incluída na carta de vinhos de qualquer restaurante. É em torno de séculos, amado por muitas culturas diferentes.

A história do vinho tinto tem sido longa e interessante, e continua a ser uma parte importante da nossa cultura hoje. Entenda um pouco mais sobre esse que é um dos vinhos mais apreciados no planeta.

História do Vinho Tinto

O vinho tinto é um dos tipos de vinho que foi fermentado com a pele, sementes e frutos de uvas. Os vinhos tintos são da cor rubi, mas também podem ser marrons escuros. Eles têm um sabor distinto que é geralmente descrito como seco, frutado e levemente ácido.

A cor do vinho tinto vem do contato da casca da uva com o suco da uva durante a fermentação. A cor também depende do tipo de uva utilizada, por isso alguns vinhos tintos podem ser mais claros ou mais escuros que outros.

Alguns vinicultores adicionam outros ingredientes aos seus vinhos tintos para criar sabores e texturas diferentes. Os vinicultores podem incluir especiarias como canela, noz-moscada ou cravo. Sabores como cacau, café e caramelo podem ser adicionados durante o processo de envelhecimento.

Alguns podem adicionar framboesas, cerejas ou morangos para criar um vinho tinto com sabor frutado. Quase qualquer fruta pode ser usada para dar sabor a um vinho tinto, mas a maioria das frutas produz muito pouco tanino e só seria recomendada para tipos de vinho doce.

Os vinhos brancos são os mais simples de todos os vinhos porque não necessitam de envelhecimento. O processo de elaboração de um vinho branco é muito curto em comparação com outros tipos de vinhos por não serem envelhecidos em barris.

Os vinhos brancos são tipicamente feitos de uvas-brancas e podem ser espumantes ou tranquilos. O processo de elaboração de um vinho tinto é consideravelmente mais complexo devido ao longo processo de envelhecimento pelo qual passam em barricas. Os vinhos tintos podem ser feitos de uvas tintas, uvas verdes ou alguma outra fruta, como figos.

Como escolher uma garrafa de vinho tinto?

O primeiro e mais importante passo é saber o que você quer do seu vinho para escolher uma boa garrafa de vinho. Se você está procurando um vinho que combine muito com o prato que está cozinhando ou com o tipo de refeição que está servindo, procure vinhos feitos de uvas com perfis de sabor semelhantes ao prato ou refeição.

Se você quiser beber com os amigos, considere quanto teor de álcool e tanino (um gosto amargo em vinhos tintos) seria apropriado. Caso não tenha ideia de que tipo de vinho comprar, consulte um profissional em sua loja de bebidas local.

Quais são os tipos de vinhos tintos?

A classificação dos vinhos é um sistema criado no século XVII. Baseia-se na cor e doçura do vinho.

A cor de um vinho tinto varia do roxo profundo ao rosa-claro e pode ser classificado como tinto ou vinho rosê.

A classificação de doçura depende de quanto açúcar foi adicionado durante a fermentação. Um vinho rosê é um vinho branco seco com um tom rosa-claro ou magenta.

Pode ser feito de uvas tintas, mas é normalmente feito de uvas-brancas. A cor rosada do vinho é causada pela pigmentação das cascas das uvas tintas, que estão presentes em níveis que podem ser muito baixos para evitar a oxidação.

Variedades de uvas tintas como Shiraz e Pinot noir são mais propensas a produzir um vinho rosê do que variedades de uvas-brancas como Chardonnay. A uva deve ter algum contato com a pele e contato com peles que sobraram da produção de vinho tinto.

As variedades de uvas tintas Cabernet Sauvignon e Zinfandel são mais propensas a produzir um vinho rosê do que variedades de uvas-brancas como Riesling ou Sauvignon Blanc.

Os melhores vinhos tintos de diferentes países

Esta é uma lista dos melhores vinhos tintos de diferentes países:

  1. Shiraz australiano;
  2. Cabernet Sauvignon chileno;
  3. Bordeaux francês;
  4. Pinot Noir Californiano;
  5. Barolo Italiano;
  6. Brunello Italiano;
  7. Toscana italiana;
  8. Borgonha francesa;
  9. Chianti Clássico;
  10. Rioja Espanhola.

Contudo, se você busca marcas mais conhecidas ou preços mais amigáveis, visite nossa loja aqui no Palco do Vinho.

Temos milhares de garrafas de tintos doces e secos, além de vinhos brancos, rosê e espumantes de todos os lugares do mundo, inclusive de nosso país, com preço acessível e qualidade assegurada. Não deixe de conferir. Palco do Vinho, tudo sobre vinhos.