Skip to content

10 Tipos de Vinho Seco Mais Vendidos no Brasil

10 tipos de vinho seco mais vendidos no Brasil

Um dos vinhos apreciados e rico em qualidade, é o vinho seco. Este tipo de vinho possui alguns diferenciais em relação aos outros tipos de vinho, sendo um dos mais saudáveis. Conheça mais sobre os vinhos secos e os 10 tipos de vinhos secos mais vendidos no Brasil.

[psfw slug=”325″]

Vinho Seco

Todo vinho recebe diferenciação por ser Tinto, Branco, Rosé, espumante, mas também por ser seco ou suave. Na fabricação do vinho, a bebida recebe adição de açúcar, pois desta forma, o açúcar se transforma em álcool, além de dar um sabor extra a bebida. 

Qual a Diferença do Vinho Seco?

A diferença do vinho seco para todos os outros tipos é que ele possui menos açúcar, mantendo um sabor mais próximo ao da uva em sua forma original. O vinho é considerado seco, quando possui 4 gramas de glicose por litro de vinho, sendo que o vinho suave, por exemplo, possui 25 gramas de glicose por litro.

Vinho Seco Tem Açúcar?

Frisamos que o vinho seco não recebe adição de açúcar como é o caso do suave, ou seja, o açúcar que ele possui é 100% da uva no processo de produção e o que permanece como glicose residual, é o que não fermentou, ou seja, não se tornou em álcool. Se este açúcar residencial for menor ou igual a 4 gramas por litro, então o vinho é seco.

Porque o Vinho Seco tem Gosto Forte?

Além do vinho seco, existem os vinhos meio seco, que podem ter qualquer quantidade de glicose por litro, entre 4 e 25 gramas. O vinho seco possui taninos mais fortes do que qualquer outro vinho, dando a personalidade a bebida. Mas afinal, o que são taninos?

O tanino é um polifenol presente na casca da uva e possui sabor amargoso e adstringente, ou seja, sensação de ´´boca amarrada“ e seca. O tanino é um sistema de defesa de muitas plantas e frutos, principalmente quando a fruta ainda não atingiu seu amadurecimento.

Maduras, os taninos se tornam mais fáceis de ingerir e macios ao paladar. No caso dos vinhos secos, os taninos são geralmente mais fortes de serem sentidos, e considerado pelos especialistas em vinhos, como os vinhos mais puros. Quanto mais taninos, mais nobre é o vinho.

Vinho Seco é Bom Para Saúde?

Para a ciência, os vinhos tintos secos são os mais saudáveis de serem tomados, por possuir mais antioxidantes que os vinhos suaves. Além disso, o vinho suave por ter adição de açúcar, pode ser prejudicial a saúde, principalmente para diabéticos. 

O vinho seco também tem outro benefício: é mais fácil de harmonizar alimentos com ele, pois seu sabor mais neutro, acaba valorizando os alimentos consumidos. O vinho seco é sem dúvida uma ótima opção e indicado para amantes dos vinhos e de boa comida.

Os 10 tipos de vinho seco mais vendidos no Brasil

Para aprender mais sobre esse vinho, a melhor dica é investir no que existe de melhor no mercado. Confira os 10 vinhos secos mais vendidos do Brasil, desde os nacionais e internacionais, para ter momentos especiais em casa. 

  • Vinho Nacional San Martin Cabernet Sauvignon Tinto Seco 750 ml

Brasileiro, o vinho San Martin Cabernet Sauvignon Tinto Seco é feito com uva Cabernet Sauvignon e com teor alcóolico de 11,5%.

Vinho Nacional San Martin Cabernet Sauvignon Tinto Seco 750 ml

Produzido na serra gaúcha, esta garrafa possui vinho de cor rubi brilhante e aroma com notas que vão da amora ao pimentão vermelho. Sabor aveludado e marcante, vai bem com carnes vermelhas e com pizza, nos jantares mais casuais.

  • Vinho Tinto Chileno Ventisquero Clasico Merlot 187 ml

Vinho tinto Merlot Chileno Ventisquero Clasico é um exemplar pequeno e imperdível, pois possui preço baixo e intenso sabor.

Vinho Nacional San Martin Cabernet Sauvignon Tinto Seco 750 ml

De estilo frutado, este seco possui notas de baunilha e tabaco. É saboroso e muito equilibrado na boca. Seu teor alcóolico é de 13,5% e deve ser mantido em temperatura entre 16 e 18 graus. 

O Português Vinho Seco Alandra 2019 é um vinho de sabor fresco e com aroma de frutas. Equilibrado e potente no paladar, possui ligeiros aromas florais.

Vinho Tinto Seco Alandra

Possui a mistura de 3 uvas que o deixam com uma cor vermelho rubi brilhante. Deve ser servido com temperatura entre 16 e 18 graus e harmoniza

com massas e churrascos.

[psfw slug=”325″]

  • Casillero del Diablo Carmenere 2018

Da rara uva Carmenere, o Casillero del Diablo Carmenere da safra 2018, é um vinho tinto seco chileno e envelhecido em barricas francesas, com poder olfativo de groselhas pretas e toque de café e chocolate.

Casillero del Diablo Carmenere 2018

Com sabor aveludado e coloração arroxeada, possui teor alcóolico de 13,5% e deve ser servido com temperatura de 16%.

  • Vinho Seco Branco Casal Garcia 750 ml

Não é só os tintos que os vinhos secos mostram todo seu sabor.

Vinho Seco Branco Casal Garcia 750 ml

Neste Vinho Branco Ceco Casal Garcia de Portugal, você perceberá um vinho refrescante, frutado e com sabor intenso, com coloração amarelada e baixo teor alcóolico, de 9,5%.  

  • Vinho Francês Merlot Tinto J.P Chenet 750 ml

Originário da França, este Vinho Francês Merlot Tinto J.P Chenet delicado, possui taninos sedosos e com sabor final complexo e persistente

Vinho Francês Merlot Tinto J.P Chenet 750 ml

Com aroma de frutas vermelhas e notas de compotas de frutas. 

  • Cartuxa Reserva

Vermelho e brilhante, o português Cartuxa Reserva, possui aroma de especiarias e paladar encorpado, mostrando toda sua intensidade.

Cartuxa Reserva

Macio nos taninos, prolonga o sabor, sendo perfeito para massas mais condimentadas. 

  • Anciano Gran Reserva 10 years Valdepeñas DOP 2008

Vinho Espanhol Ancino Gran Reserva 10 Years Valdepeñas Dop 2008, com o uso de uvas tempranillos, este tinto seco premiado, possui maturação de 1 ano e meio em barrica de carvalho e na garrafa até completar 10 anos.

Anciano Gran Reserva 10 years Valdepeñas DOP 2008

Possui notas de café e equilibrado entre o álcool contido e os taninos, que são macios. Com coloração vermelho rubi bem acentuado, é um vinho para ser degustado com queijos curados e carnes vermelhas. 

  • Domaine Jean Max Roger Sancerre Vieilles Vignes 2017

Um Vinho branco seco francês Domaine Jean Max Roger Sancerre Vieilles Vignes 2017, perfeito para harmonizar com peixes e saladas, esta garrafa possui longevidade e premiações que fazem jus a sua extrema complexidade.

Domaine Jean Max Roger Sancerre Vieilles Vignes 2017

Proveniente das uvas Sauvignon Blanc, oferece frescor e acidez na medida. É elegante e equilibrado, para ser apreciado ao lado dos amigos em dias mais quentes. 

  • Château Pichon Baron au Baron de Pichon- Longueville Grand Cru Classé Pauillac AOC 2015

Um Vinho tinto caro, mas cheio de personalidade! o Château Pichon Baron au Baron de Pichon Lougueville Grand Cru Classé, Este francês com o uso de inúmeras uvas diferentes, é produzido na região de Bordeaux e premiado, com 2 estrelas do Guia Hachette de Vinhos, um dos mais importantes guia de vinhos da França.

Château Pichon Baron au Baron de Pichon- Longueville Grand Cru Classé Pauillac AOC 2015

Da safra de 2015, este tinto é autêntico e com um poder sensorial surpreendente. Com aroma de frutas e especiarias, este seco elegante, vale cada centavo!

 

Visite Nossa Loja de Vinhos Espumantes

Don`t copy text!