10 tipos de vinho seco mais vendidos no Brasil

10 Tipos de Vinho Seco Mais Vendidos no Brasil

Um dos vinhos apreciados e rico em qualidade, é o vinho seco. Este tipo de vinho possui alguns diferenciais em relação aos outros tipos de vinho, sendo um dos mais saudáveis. Conheça mais sobre os vinhos secos e os 10 tipos de vinhos secos mais vendidos no Brasil.

Vinho Seco

Todo vinho recebe diferenciação por ser Tinto, Branco, Rosé, espumante, mas também por ser seco ou suave. Na fabricação do vinho, a bebida recebe adição de açúcar, pois desta forma, o açúcar se transforma em álcool, além de dar um sabor extra a bebida. 

Qual a Diferença do Vinho Seco?

A diferença do vinho seco para todos os outros tipos é que ele possui menos açúcar, mantendo um sabor mais próximo ao da uva em sua forma original. O vinho é considerado seco, quando possui 4 gramas de glicose por litro de vinho, sendo que o vinho suave, por exemplo, possui 25 gramas de glicose por litro.

Vinho Seco Tem Açúcar?

Frisamos que o vinho seco não recebe adição de açúcar como é o caso do suave, ou seja, o açúcar que ele possui é 100% da uva no processo de produção e o que permanece como glicose residual, é o que não fermentou, ou seja, não se tornou em álcool. Se este açúcar residencial for menor ou igual a 4 gramas por litro, então o vinho é seco.

Porque o Vinho Seco tem Gosto Forte?

Além do vinho seco, existem os vinhos meio seco, que podem ter qualquer quantidade de glicose por litro, entre 4 e 25 gramas. O vinho seco possui taninos mais fortes do que qualquer outro vinho, dando a personalidade a bebida. Mas afinal, o que são taninos?

O tanino é um polifenol presente na casca da uva e possui sabor amargoso e adstringente, ou seja, sensação de ´´boca amarrada“ e seca. O tanino é um sistema de defesa de muitas plantas e frutos, principalmente quando a fruta ainda não atingiu seu amadurecimento.

Maduras, os taninos se tornam mais fáceis de ingerir e macios ao paladar. No caso dos vinhos secos, os taninos são geralmente mais fortes de serem sentidos, e considerado pelos especialistas em vinhos, como os vinhos mais puros. Quanto mais taninos, mais nobre é o vinho.

Vinho Seco é Bom Para Saúde?

Para a ciência, os vinhos tintos secos são os mais saudáveis de serem tomados, por possuir mais antioxidantes que os vinhos suaves. Além disso, o vinho suave por ter adição de açúcar, pode ser prejudicial a saúde, principalmente para diabéticos. 

O vinho seco também tem outro benefício: é mais fácil de harmonizar alimentos com ele, pois seu sabor mais neutro, acaba valorizando os alimentos consumidos. O vinho seco é sem dúvida uma ótima opção e indicado para amantes dos vinhos e de boa comida.

Os 10 tipos de vinho seco mais vendidos no Brasil

Para aprender mais sobre esse vinho, a melhor dica é investir no que existe de melhor no mercado. Confira os 10 vinhos secos mais vendidos do Brasil, desde os nacionais e internacionais, para ter momentos especiais em casa. 

  • Vinho Nacional San Martin Cabernet Sauvignon Tinto Seco 750 ml

Brasileiro, o vinho San Martin Cabernet Sauvignon Tinto Seco é feito com uva Cabernet Sauvignon e com teor alcóolico de 11,5%.

Vinho Nacional San Martin Cabernet Sauvignon Tinto Seco 750 ml

Produzido na serra gaúcha, esta garrafa possui vinho de cor rubi brilhante e aroma com notas que vão da amora ao pimentão vermelho. Sabor aveludado e marcante, vai bem com carnes vermelhas e com pizza, nos jantares mais casuais.

  • Vinho Tinto Chileno Ventisquero Clasico Merlot 187 ml

Vinho tinto Merlot Chileno Ventisquero Clasico é um exemplar pequeno e imperdível, pois possui preço baixo e intenso sabor.

Vinho Nacional San Martin Cabernet Sauvignon Tinto Seco 750 ml

De estilo frutado, este seco possui notas de baunilha e tabaco. É saboroso e muito equilibrado na boca. Seu teor alcóolico é de 13,5% e deve ser mantido em temperatura entre 16 e 18 graus. 

O Português Vinho Seco Alandra 2019 é um vinho de sabor fresco e com aroma de frutas. Equilibrado e potente no paladar, possui ligeiros aromas florais.

Vinho Tinto Seco Alandra

Possui a mistura de 3 uvas que o deixam com uma cor vermelho rubi brilhante. Deve ser servido com temperatura entre 16 e 18 graus e harmoniza

com massas e churrascos.

  • Casillero del Diablo Carmenere 2018

Da rara uva Carmenere, o Casillero del Diablo Carmenere da safra 2018, é um vinho tinto seco chileno e envelhecido em barricas francesas, com poder olfativo de groselhas pretas e toque de café e chocolate.

Casillero del Diablo Carmenere 2018

Com sabor aveludado e coloração arroxeada, possui teor alcóolico de 13,5% e deve ser servido com temperatura de 16%.

  • Vinho Seco Branco Casal Garcia 750 ml

Não é só os tintos que os vinhos secos mostram todo seu sabor.

Vinho Seco Branco Casal Garcia 750 ml

Neste Vinho Branco Ceco Casal Garcia de Portugal, você perceberá um vinho refrescante, frutado e com sabor intenso, com coloração amarelada e baixo teor alcóolico, de 9,5%.  

  • Vinho Francês Merlot Tinto J.P Chenet 750 ml

Originário da França, este Vinho Francês Merlot Tinto J.P Chenet delicado, possui taninos sedosos e com sabor final complexo e persistente

Vinho Francês Merlot Tinto J.P Chenet 750 ml

Com aroma de frutas vermelhas e notas de compotas de frutas. 

  • Cartuxa Reserva

Vermelho e brilhante, o português Cartuxa Reserva, possui aroma de especiarias e paladar encorpado, mostrando toda sua intensidade.

Cartuxa Reserva

Macio nos taninos, prolonga o sabor, sendo perfeito para massas mais condimentadas. 

  • Anciano Gran Reserva 10 years Valdepeñas DOP 2008

Vinho Espanhol Ancino Gran Reserva 10 Years Valdepeñas Dop 2008, com o uso de uvas tempranillos, este tinto seco premiado, possui maturação de 1 ano e meio em barrica de carvalho e na garrafa até completar 10 anos.

Anciano Gran Reserva 10 years Valdepeñas DOP 2008

Possui notas de café e equilibrado entre o álcool contido e os taninos, que são macios. Com coloração vermelho rubi bem acentuado, é um vinho para ser degustado com queijos curados e carnes vermelhas. 

  • Domaine Jean Max Roger Sancerre Vieilles Vignes 2017

Um Vinho branco seco francês Domaine Jean Max Roger Sancerre Vieilles Vignes 2017, perfeito para harmonizar com peixes e saladas, esta garrafa possui longevidade e premiações que fazem jus a sua extrema complexidade.

Domaine Jean Max Roger Sancerre Vieilles Vignes 2017

Proveniente das uvas Sauvignon Blanc, oferece frescor e acidez na medida. É elegante e equilibrado, para ser apreciado ao lado dos amigos em dias mais quentes. 

  • Château Pichon Baron au Baron de Pichon- Longueville Grand Cru Classé Pauillac AOC 2015

Um Vinho tinto caro, mas cheio de personalidade! o Château Pichon Baron au Baron de Pichon Lougueville Grand Cru Classé, Este francês com o uso de inúmeras uvas diferentes, é produzido na região de Bordeaux e premiado, com 2 estrelas do Guia Hachette de Vinhos, um dos mais importantes guia de vinhos da França.

Château Pichon Baron au Baron de Pichon- Longueville Grand Cru Classé Pauillac AOC 2015

Da safra de 2015, este tinto é autêntico e com um poder sensorial surpreendente. Com aroma de frutas e especiarias, este seco elegante, vale cada centavo!

 

Visite Nossa Loja de Vinhos Espumantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!