As 10 Principais Dúvidas do Vinho Sobre Saúde

As 10 Principais Dúvidas do Vinho Sobre Saúde

Inúmeros estudos ao longo das décadas, tentam provar a eficácia do vinho na saúde das pessoas, e sim, o vinho é bom para saúde! Degustado com moderação e diariamente, o vinho pode trazer benefícios a médio e longo prazo para saúde e até mesmo para uma vida mais longa. 

As dúvidas quanto a qualidade, quantidade e o tipo de vinho para essa saúde, porém são grandes, e neste artigo, falaremos sobre as 10 dúvidas vinho & saúde para você tomar sua taça de vinho sem medo e garantindo mais anos saudáveis de vida!

Qual o vinho que é bom para a saúde?

Basicamente, todo vinho possui antioxidantes importantes para combater os radicais livres, moléculas instáveis em nosso metabolismo, que podem causar desde o processo de envelhecimento, até o aparecimento de doenças.

Os antioxidantes são moléculas estáveis e que fazem o processo inverso dos radicais livres: ele combate sua ação no metabolismo e evita doenças e oxidação das células, evitando desde doenças degenerativas até câncer.

Nos vinhos, principalmente os tintos secos, encontramos o antioxidante natural resveratrol que está presente na casca das uvas e estudos mostram que ele tem ação anti-inflamatória, previne o diabetes, protege o coração e fígado. Além disso, auxilia na proteção da pele, contra os raios ultravioletas nocivos. 

Que tipo de vinho é bom para o coração?

Como foi dito no tópico anterior, o antioxidante resveratrol, presente na casa das uvas, é um importante combatente dos radicais livres e um dos seus benefícios é proteger o coração, e o vinho tinto é rico neste antioxidante.

O vinho tinto é mais saudável, pois possui mais antioxidantes, já que o resveratrol está presente na casca das uvas. O vinho branco possui menos deste antioxidantes, pois são produzidos sem a casca. 

Faz mal tomar vinho todos os dias?

De forma moderada, não existe qualquer malefício em tomar vinho diariamente. O recomendado pelos médicos é que as mulheres tomem uma taça por dia, o equivalente a 200 ml. Os homens podem tomar o dobro disto para manter a saúde em dia.  

O importante é não exagerar além da dose recomendada, pois isso pode trazer riscos para saúde como hipertensão, obesidade e transtornos mentais. Além disso, o coração também pode sofrer com arritmia e aumenta o risco de AVC. 

Quais os benefícios de tomar uma taça de vinho por dia?

Uma taça diária de vinho, pode ser benéfica para saúde por vários motivos. Um deles é que os antioxidantes do vinho reduzem o risco de apresentar problema com tumores e câncer;

Outro benefício do vinho é que ele melhora a digestão. O vinho aumenta consideravelmente o suco gástrico e ajuda no funcionamento da vesícula, que auxilia na digestão de alimentos pesados, como os carboidratos, por exemplo;

Doenças crônicas como patologias na pele, podem ser controladas com o consumo de vinho, pois os antioxidantes, são anti-inflamatórios e auxiliam na recuperação e redução de complicações nos tecidos.

Quanto de vinho posso tomar por dia?

Como foi dito em tópico anterior, o indicado pela classe médica é de uma taça para mulheres e o equivalente a duas para os homens, uma taça com média de 200 ml. Mais do que isso ou mais de 400 ml para os homens, pode ser prejudicial ao organismo a médio e longo prazo. 

Qual vinho tem mais álcool?

Vinhos do Porto são mais alcóolicos que outros tipos de vinhos, por conta de sua produção. 

Enquanto os vinhos em geral, são feitos com o açúcar se fermentando e transformando-se em álcool, no vinho do Porto, o processo de fermentação é impedido no meio e acrescido aguardente, deixando o vinho mais alcóolico, mas também mais doce. 

Por isso o indicado é que os vinhos do Porto sejam tomados com cautela, pois seu sabor adocicado acaba sempre instigando para mais uma dose, mas o recomendado é apenas 1 cálice por dia. 

Quem tem problema de coração pode beber vinho?

Estudos mostram que o coração é diretamente beneficiado com o consumo de vinho, pois é criado em torno dele um escudo protetor, por causa dos antioxidantes. Além disso, o vinho auxilia no combate do colesterol ruim e elevar o bom e, também, deixa o sangue mais fluido, combatendo a arteriosclerose.  

O consumo de vinho deve sempre ser moderado, porém a indicação para pessoas com doenças no coração, deve ser analisada por um médico. Existem doenças coronárias que podem se agravar com o consumo de álcool, por isso é importante que um médico cardiologista analise caso por caso.

Quem tem problema de pressão alta pode tomar vinho?

Apesar de beneficiado, o coração também pode sofrer muito com o consumo de vinho, isto se for sem recomendação médica e principalmente se em doses altas. 

Na verdade, um estudo comprovou que pessoas com pressão alta e que tomam vinho moderadamente, tem até 30% menos chances de apresentar um ataque cardíaco, do que quem não toma. 

Porém, em excesso, o vinho pode causar inúmeros problemas como aumento da pressão e até AVC. Por isso, é recomendável que sejam feitos exames para atestar que não haverá problemas com o consumo de vinho, ou qual a dose mais segura. 

o que o excesso de vinho pode causar?

Assim como outras bebidas alcóolicas, o vinho pode causar cirrose hepática. Estudos confirmaram que a cirrose por conta de excesso de vinho, é tão fatal quanto causada por outros tipos de bebidas;

Quem tem gastrite pode sofrer com o consumo demasiado de vinho. Por ser uma bebida fermentada, pode causar lesões no estômago e agravar a doença. Em crise, o indicado é se abster, porém sem estar em crise, o recomendado é que um médico libere o baixo consumo, quando possível;

O álcool em excesso, pode oferecer inúmeros riscos a saúde de quem consome vinho sem moderação. Pode haver disfunção renal, sistema imunológico afetado e alterações cerebrais. 

É bom tomar vinho antes de dormir?

Por conta do efeito sedativo que o álcool proporciona, um cálice antes de dormir pode ajudar a pegar no sono mais rápido. Além disso, um estudo novo mostra que consumir vinho antes de dormir, ajuda também a emagrecer. 

O estudo mostrou que o consumo de vinho tinto, pode converter o excesso de gordura branca, mais adiposa e difícil de eliminar, em gordura marrom, mais leve e fácil de ser perdida.

Visite Nossa Loja de Vinhos e Espumantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!