Skip to content

Conheça os tipos de vinhos mais populares do mercado

Vinhos mais populares

Se você é um aficionado por vinhos e está aprendendo a arte de bebê-lo, é fundamental conhecer os vinhos mais populares do mercado, para comprar ou saber as referências de uma boa garrafa de vinho.

Enólogos, sommeliers e mesmo pessoas comuns que amam a bebida, devem conhecer os vinhos mais famosos da atualidade e principalmente os clássicos do mercado.

Confira neste artigo, os vinhos com mais popularidade e dicas para adquirir essas garrafas e apreciar com seus amigos.

Os vinhos mais populares do mercado

Antes de conhecer os tipos de vinhos mais populares, é importante saber os vinhos usados no mercado. São eles:

  • Vinho tinto
  • vinho branco
  • Vinho rosê
  • Vinho espumante

O vinho tinto possui coloração vermelha e pode ser seco ou doce, sendo considerado o vinho mais conhecido e apreciado do mundo.

Vinho branco são vinhos produzidos com a mesma categoria de uva do tinto, com a diferença que a maturação na fermentação da casca e da uva é um processo mais curto, logo, a casca não possui contato prolongado com a bebida, fazendo com que o vinho tenha seu sabor e coloração diferenciada.

O vinho rosê é um vinho branco com contato menos prolongado da casca com o suco de uva, dando o aspecto rosado e um sabor refrescante como do vinho branco.

Espumantes são vinhos com uma pré-fermentação e grande quantidade de gás carbônico, provocando as bolhas na bebida. A taxa de álcool também é amena, entre 10 e 13%.

Como escolher o vinho certo para o seu gosto?

Fazer a harmonização de vinhos com alimentos não é uma tarefa fácil. Pode ser muito confuso, especialmente se você não sabe muito sobre vinho. No entanto, existem alguns passos básicos que você pode seguir para tornar esse processo mais fácil.

Antes de mais nada, você deve saber que tipo de vinho você mais gosta. Se você prefere vinhos secos com taninos altos e baixo teor alcoólico, pode não ser uma boa ideia escolher um vinho doce de sobremesa, por exemplo. O próximo passo seria descobrir com que tipo de comida você vai comer o vinho.

Por exemplo, se for um prato leve, como camarão ou peixe, provavelmente combinaria bem com um branco claro ou rosê; mas se for algo pesado como carne bovina ou suína, então algo com maior teor alcoólico e mais tanino seria melhor.

Os tipos de vinhos com as marcas mais populares

Dentre os vinhos mais populares, estão os Cabernet Sauvignon, um tinto com alta adstringência no paladar, resultado dos taninos bem definidos.

Um Cabernet leve a médio corpo, vai bem com massas e risotos e corpo mais forte, é perfeito com carnes assadas e gordurosas.

Merlot é um vinho marcante por ter taninos mais sutis e sabor mais adocicado mesmo sendo seco. Perfeito com carnes assadas que não sejam gordurosas.

O Chardonnay é um vinho branco que vai bem com molhos pesados a base de leite e carnes de frango ou pato. Mais adocicado e muito utilizado em champanhes.

As melhores marcas de vinho têm um sabor distinto e oferecem uma vasta gama de produtos que podem ser apreciados por qualquer paladar.

São também conhecidos pela qualidade do seu vinho e pelo cuidado que dedicam à sua produção. Algumas das melhores marcas de vinho incluem:

Os vinhos mais populares além de mais baratos, são um ótimo custo x benefício para quem compra e aqui no Palco do Vinho, temos uma imensa variedade de rótulos para você escolher e brindar com quem ama.

Em nossa loja online, confira vinhos nacionais e internacionais de prestígio e qualidade, além de preço e entrega no prazo, para seus eventos serem completos. Compre agora pelo site. Palco do Vinho, tudo sobre vinhos.