Conheça os termos mais usados na Enologia- Parte 1

Autor:

Banner vinho campeão
enologia

Para produção de um bom vinho, existem muitos termos usados na Enologia para explicar de forma técnica ou simplificada, as etapas e tudo referente a vinhos e uvas.

Essas nomenclaturas são importantes, pois refletem o setor que estão inseridos, além de envolver os aspirantes, sommeliers e apreciadores de vinhos, num processo cada vez mais centrado na bebida.

Neste post, conheça os termos mais comuns usados na enologia e viticultura, os processos e como funciona a popularidade dos vinhos.

O que é Enologia

A Enologia é o estudo da produção e todos os aspectos relacionados ao vinho, como, por exemplo, a escolha do tipo de solo, a forma de plantio e até o engarrafamento da bebida.

Enólogo é o profissional dedicado a estudar a Enologia. Frisamos que enólogo e sommelier não são a mesma coisa.

Enquanto o enólogo tem a responsabilidade de analisar a produção de vinhos desde o início, o sommelier é responsável pela escolha da garrafa e venda da bebida para os clientes.

O sommelier é o profissional que determina quais os melhores vinhos para harmonizar com cada tipo de alimento.

Termos da Enologia e Viticultura mais utilizados no mercado

Se você gosta do conteúdo aqui do blog e se considera um aprendiz do universo dos vinhos, é de vital importância que você conheça todos os termos empregados nesse setor.

Confira a seguir, alguns termos mais utilizados e explicações simplificadas sobre cada uma delas:

  • Viticultura

A Viticultura é o estudo das uvas e sua produção, que se destina desde o consumo da fruta in natura até a produção de sucos e vinhos.

  • Vinhedo

É a plantação das videiras, ou seja, o plantio de uvas.

  • Vinícola

Onde as uvas são produzidas.

  • Fermentação das uvas

A fermentação é um processo em que a casca e a fruta da uva ficam em contato com o líquido liberando açúcares que se transformam em álcool etílico.

A fermentação é parte básica e conhecida, também, como fermentação primária dos vinhos.

  • Safra do vinho

A safra corresponde ao ano que as uvas foram colhidas e fica destacada no rótulo.

As safras de um mesmo tipo de vinho podem ser diferentes em sabor, quantidade e até preço, devido as mudanças climáticas no local dos vinhedos a cada ano.

  • Terroir

Terroir (pronuncia-se “Terruár”), é uma palavra francesa que significa terra, solo e está intimamente ligada ao tipo de solo e estilo da vinícola onde o vinho foi produzido. Geralmente, falamos que um vinho tem terroir, quando queremos dizer que ele possui o estilo de uma vinícola específica.

  • Barrica

Depois da fermentação, uma das etapas da produção de vinhos é o envelhecimento da bebida, e muitos ficam nas chamadas Barricas que são grandes toneis de madeira de carvalho, onde o vinho apura e enriquece em sabor.

  • Taninos

Os taninos são outro termo muito falado na enologia, e nesse link, você encontra um post só sobre eles. Os taninos estão presentes na casca das uvas e possuem acidez e adstringência, pontos característicos que garantem os toques mais complexos dos vinhos.

  • Acidez

A acidez está relacionada aos ácidos presentes no vinho e o quanto torna a bebida mais ou menos potente. Pode aumentar a salivação e deixar uma sensação na boca de frescor.

  • Notas

Quando alguém diz que um vinho tem notas de chocolate ou amadeirado, está dizendo que existem alguns sabores que são característicos do chocolate e da madeira. Isso ocorre, pois durante a fabricação da bebida, aromas podem ser absorvidos como de leite, de flores e da própria madeira das barricas.

  • Decanter

O decanter serve para separar sedimentos dos vinhos e torna bebidas mais longevas dentro das garrafas mais leves para consumo. Neste link, explicamos melhor esse assunto.

  • Blend

Blend é o termo referente a combinação de mais de um tipo de uva no processo de fabricação do vinho. Isso torna a bebida mais rica em sabores e refinada.

  • Adamado

Este termo se refere a damas, mulheres e significa um vinho doce e suave.

Palco do Vinho

Interessante como os termos da enologia são fáceis de compreender e vão facilitar seu envolvimento com esse universo incrível dos vinhos e em breve, teremos a parte 2 para você tornar-se em um especialista no assunto.

E para entendê-lo ainda melhor, é preciso adquirir as melhores garrafas do mercado, e aqui no Palco do Vinho, você encontra as melhores marcas com os melhores preços.

Visite nossa loja online e confira rótulos nacionais e importados com o melhor custo-benefício e entrega garantida. Palco do Vinho, tudo sobre vinhos.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimos posts

  • Old Parr Whisky 12 Anos 1L: Vale o Investimento?

    Old Parr Whisky 12 Anos 1L: Vale o Investimento?

    Procurando por um whisky que tenha a maturidade e a sofisticação necessárias para ocasiões especiais? O Old Parr 12 Anos pode ser uma escolha que alia tradição e sabor. Ele vem sendo reconhecido por sua textura aveludada e notas profundamente frutadas, uma combinação que pode agradar o paladar mais exigente.

    Saiba Mais

  • Sucupira no Vinho: Benefícios e Usos na Saúde Natural

    Sucupira no Vinho: Benefícios e Usos na Saúde Natural

    Conteúdo1 O Que é a Sucupira?1.1 Origem e Distribuição1.2 Descrição Botânica2 Benefícios da Sucupira2.1 Propriedades Anti-inflamatórias2.2 Ação Analgésica2.3 Efeitos Antioxidantes2.4 Potencial Anticancerígeno3 Sucupira no Vinho: Uso e Preparação3.1 Método de Preparação3.2 Dosagem e Consumo4 Aplicações Terapêuticas4.1 Alívio para Artrite e Artrose4.2 Tratamento de Úlceras e Gastrite4.3 Combate a Afecções das Vias Respiratórias5 Formas Alternativas de…

    Saiba Mais