Sommelier: Conheça a profissão especializada em vinhos de qualidade

Autor:

Banner vinho campeão
Sommelier

Profundo conhecedor de bons vinhos, o Sommelier é um profissional necessário em grandes restaurantes e adegas de vinhos finos.

É ele quem cria a carta de vinhos com as melhores opções da bebida, quem escolhe a garrafa perfeita para os clientes e quem cuida da conservação e da compra da bebida com os fornecedores.

Um bom sommelier, sabe determinar a qualidade de um vinho e prova todas as bebidas para catalogar quais as melhores opções do estabelecimento. Conheça neste post, um pouco sobre a profissão.

Sommelier

A palavra Sommelier tem origem na França da Idade Média, e este profissional, era o responsável por degustar os vinhos e garantir sua qualidade, além de tomá-lo antes dos reis para provar que a bebida não estava envenenada.

O Sommelier da antiga França, ainda era encarregado de fazer o transporte do vinho e toda sua conservação. Após o século XVIII, a profissão se tornou consolidada, já que apareceram muitos restaurantes e adegas especializadas, que necessitavam de um especialista em vinhos.

A partir da França e com a popularidade do vinho em todo mundo, a profissão se tornou cada vez mais conhecida e no Brasil, passou a ser regulamentada a partir do ano de 2011.

Muitas pessoas podem estar com a dúvida se Sommelier é o mesmo que enólogo, mas não é. Às duas profissões podem se complementar, mas nunca confundir, veja porque:

  • Sommelier- Sommelier é o profissional que atua com o consumidor e sua função é degustar o vinho, escolher os melhores rótulos, além de fazer a conservação e compra desse produto junto aos fornecedores.
  • Enólogo- Já o enólogo, é quem fabrica o vinho, responsável pela fabricação da bebida desde a escolha das melhores uvas, passando por todo processo de produção do vinho, até o engarrafamento.

Ou seja, enquanto o sommelier é quem comercializa o vinho, o enólogo é quem produz a bebida. Se complementam, porém, não se confundem.

Perfil profissional para trabalhar na área

O Sommelier tem um perfil profissional único e fundamental para atuar na degustação de vinhos.

Primeiramente, deve ser alguém que goste de vinhos e esteja sempre pronto para conhecer novas marcas e sabores.

Em segundo lugar, precisa ser alguém com bom paladar e olfato aguçado, algo muito importante na profissão. Para ser sommelier, precisa conhecer vinhos clássicos e os tipos de taças e copos perfeitos com cada tipo de vinho.

Comunicativo, simpático e preza a elegância, são pontos essenciais que completam as exigências para esta atividade.

Para trabalhar na profissão é preciso fazer um curso profissionalizante e nunca parar de estudar, estando antenado com as últimas tendências e o crescimento do mercado de vinhos, para oferecer sempre as melhores novidades aos clientes.

A importância de um sommelier para a escolha de um bom vinho

Ao chegar em um restaurante, é fundamental ter um bom sommelier que indique a carta de vinhos e a bebida que melhor harmonize com os alimentos que o cliente irá comer.

Além disso, ele está ali para indicar um bom custo-benefício, que traga sabor e torne o momento mais agradável.

Em geral, as pessoas não sabem determinar um bom vinho ou diferenciar rótulos, indo muitas vezes pelo preço. Um profissional qualificado, saberá quais os vinhos mais adequados para o paladar do cliente, segundo o alimento escolhido, além de sugerir garrafas que combinem com sua personalidade.

Em bons restaurantes, ele é extremamente necessário e cada vez mais, adegas e outros estabelecimentos especializados em bebidas finas, abrem oportunidades para iniciantes que estejam dispostos a aprender e crescer como profissional, nessa que é uma das profissionais mais elegantes e sensoriais do mundo.

E aqui no Palco do Vinho, temos sommeliers preparados para indicar as melhores bebidas para você, com preço acessível e qualidade. Confira nosso e-commerce e adquira o que existe de melhor em vinhos.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimos posts

  • Guia de Harmonização: descubra quais vinhos combinam com sushi e sashimi

    Guia de Harmonização: descubra quais vinhos combinam com sushi e sashimi

    Conteúdo1 Vinho e Comida Japonesa1.1 Harmonização de Vinho com Sushi1.2 Vinho Tinto ou Vinho Branco?1.3 Vinho Rosé e Sashimi: Uma Combinação Refrescante2 Tipos de Vinho para Sushi e Sashimi2.1 Harmonização de Vinho com Pratos Leves2.2 Vinho Espumante: Uma Opção Versátil2.3 Vinhos para Saborear com Sushis e Sashimis3 Dicas para Harmonizar3.1 Combinando Vinhos com Ingredientes Específicos3.2…

    Saiba Mais

  • Mitos e verdades sobre o consumo de vinho na gravidez: o que você precisa saber

    Mitos e verdades sobre o consumo de vinho na gravidez: o que você precisa saber

    Conteúdo1 Impacto do consumo de álcool na gravidez1.1 Grávida pode beber vinho?1.2 Consumo de álcool durante a gestação1.3 Síndrome alcoólica fetal: o que é e como ocorre2 Riscos para o feto2.1 Álcool na gravidez e os efeitos no desenvolvimento fetal2.2 Estrutura cerebral do bebê e o consumo de álcool2.3 Exames de ressonância magnética e sua…

    Saiba Mais

  • É verdade que quanto mais velho o vinho, melhor ele fica?

    É verdade que quanto mais velho o vinho, melhor ele fica?

    Conteúdo1 Vinho e Envelhecimento1.1 Vinho Jovem vs. Vinho Velho1.2 Processo de Envelhecimento do Vinho1.3 Safra e Maturidade do Vinho2 Mito ou Realidade2.1 É verdade que quanto mais velho o vinho, melhor ele fica? O mito desvendado!2.2 Fatores que Influenciam o Envelhecimento do Vinho2.3 Como Saber se um Vinho Está Pronto para Consumo3 Vinho e Qualidade3.1…

    Saiba Mais