Skip to content

A história do vinho francês

Vinhos franceses são considerados um dos melhores vinhos do mundo

 

Eles podem ser feitos a partir de qualquer um dos três tipos principais de uva: tinto, branco ou rosé. Na França o vinho está presente em todo almoço e jantar ou até mesmo em encontros com os amigos e familiares. Ou seja, toda hora é hora de tomar um vinho francês. Existem várias variedades diferentes de vinho francês. Os mais populares são os vinhos tintos, como também o Cabernet Sauvignon e Pinot Noir. 

A história do vinho francês

A história do vinho francês remonta aos tempos antigos, quando as primeiras vinhas foram plantadas na Gália. Acredita-se que os celtas foram os primeiros povos a cultivar uvas na Gália e tiveram uma grande influência nos vinhos da França.

 Os romanos trouxeram o conhecimento da viticultura da Grécia e da Itália. Os romanos plantavam vinhedos e construíram lagares, abrindo caminho para séculos de vinificação na França. Acredita-se que o vinho era conhecido pelos antigos povos celtas da Gália antes da conquista romana, com registros mostrando que a produção de vinho já estava bem estabelecida quando Roma conquistou a Gália em 52 aC.

 A evidência arqueológica mais antiga encontrada até agora é uma jarra decorada , datado de cerca de 300 aC, que foi encontrado perto de Nantes, na França. Os romanos trouxeram o conhecimento da viticultura da Grécia e da Itália.

 Os romanos plantavam vinhedos e construíram lagares, abrindo caminho para séculos de vinificação na França. Acredita-se que o vinho tenha sido conhecido pelos antigos povos celtas da Gália antes da conquista romana, com registros mostrando que o vinho foi exportado antes do reinado de Augusto.

Como podemos ler o rótulo de um vinho francês

O rótulo de vinho contém informações básicas e importantes sobre o seu produto. Para quem não está acostumado a ler rótulos de garrafa de vinho, pode parecer confuso. É por isso que estamos dando algumas dicas para ajudar você a entender melhor o que está no rótulo. 

Como ler o rótulo dos vinhos na França

Vin de Table – VdT (vinho de mesa): Esses são os vinhos que são mais consumidos por serem mais em conta e possuem diversas regiões como origem.

Vin de Pays – VdP (vinho regional): Esse tipo de vinho possui indicação de qual região foi produzida suas uvas que o fazem, classificados como Vins de Table. A outra classificação Vins de Pays é colocada sempre antes do nome do vinho.

Vin Délimité de Qualité SupérieureVDQS Esses geralmente são os vinhos de melhor qualidade, mas que não atingiram o status dos AOCs, que são os vinhos de melhor qualidade no mercado.

Quais são os vinhos francês?

A França é o país que mais produz vinhos no mundo. Lá a bebida é consumida diariamente com as refeições principais, assim como em reuniões com amigos ou outras comemorações. Qualquer motivo é suficiente para abrir uma garrafa de vinho.

Veja a lista com os vinhos mais consumidos na França

  • Alsace;
  • Beaujolais;
  • Bordeaux;
  • Bourgogne;
  • Champagne;
  • Charentes;
  • Corse;
  • Jura;
  • Languedoc;
  • Provence;
  • Roussillon;
  • Savoie;
  • Sud-Ouest;
  • Val de Loire;
  • Vallée du Rhône.

Como decifrar o rótulo da garrafa?

A maioria dos rótulos franceses priorizam a denominação ou região de onde foi feita, em vez da variação de uma uva da qual a bebida é feita. O vinho Chablis é um Chardonnay, mas mantém o nome de onde foi feito. Isso ocorre porque nos séculos anteriores.

A pessoa comum não sabia sobre as diferentes variedades de uvas que podem ser usadas para fazer um vinho, eles sabiam que garrafas feitas em diferentes regiões teriam um sabor diferente. Primeira coisa que você nota ao pegar uma garrafa francesa, e a região onde foi feita 

Como beber e apreciar seus vinhos franceses corretamente?

Os franceses têm uma longa tradição de beber vinho. Não é apenas uma bebida, mas também uma atividade social que aproxima as pessoas. A França tem mais de 300 vinhos e cada região tem sua própria cultura do vinho.

 É importante conhecer o básico sobre os vinhos franceses antes de bebê-los: – Você deve sempre tomar seu tempo com seu vinho, não há necessidade de pressa! – Certifique-se de não beber muito de uma vez e não beba com o estômago vazio! 

– Se você estiver bebendo vinho tinto, espere pelo menos 2 horas antes de comer qualquer outra coisa 

– Sempre sirva vinho branco gelado e vinho tinto em temperatura ambiente

 – Sirva o vinho tinto em uma taça (copo grande sem haste com haste longa) 

Aprecie seu vinho francês com o Queijo

Os franceses são conhecidos por seu amor por comer queijo, com o maior consumo por pessoa na Europa e no mundo. 

Os franceses têm mais de 200 queijos regionais diferentes. O mais famoso é o Brie de Meaux O brie é feito principalmente à mão em pequenas rodas individuais de queijo.

 Como o formato é tão específico, é difícil armazenar em grandes quantidades e deve ser consumido em poucas semanas.

 Brie de Meaux’s são frequentemente usados como base para outros tipos de queijos como Camembert e Roquefort . Os franceses têm mais de 200 queijos regionais diferentes. 

O mais famoso é o Brie de Meaux Brie, feito principalmente à mão em pequenas rodas de queijo individuais. Como o formato é tão específico, é difícil armazenar em grandes quantidades e deve ser consumido em poucas semanas. Brie de Meaux’s são frequentemente usados como base para outros tipos

O que é um vinho francês?

Um vinho francês é um tipo de vinho que é tipicamente produzido no país da França. Também pode ser feito a partir de uvas cultivadas em regiões fora da França, mas não atende aos padrões do vinho francês.

Os vinhos franceses são conhecidos pela sua qualidade e diversidade. Eles são produzidos em muitos estilos diferentes que podem variar de seco a doce, de leve a encorpado e de frutado a terroso.

As melhores marcas de vinhos franceses para beber

A indústria vinícola francesa é uma das mais conhecidas e prestigiadas do mundo. É também um dos mais diversificados, com uma grande variedade de estilos diferentes que são produzidos em toda a França.

Existem muitos fatores que podem determinar qual vinho francês você deve beber. Estes incluem seu orçamento, gosto pessoal. No entanto, esses são os melhores vinhos franceses para beber:

– Domaine de la Romanée-Conti (a Borgonha)

– Château d’Yquem (à Sauternes)

– Domaine de Chevalier (à Bordeaux)

– Château Mouton Rothschild (um Pau)