Skip to content

Receita Ravióli Com Molho de Vinho Tinto

Receita Ravióli Com Molho de Vinho Tinto

A culinária italiana é uma das mais apreciadas do mundo, por sua riqueza em sabores e pratos cheios de sofisticação. Um dos pratos mais conhecidos, com certa facilidade de fazer e perfeito para fazer para momentos em família ou com os amigos é um belo prato de Ravioli.

Aqui no Palco do Vinho, vamos indicar para você 3 receitas maravilhosas de Ravioli com molho de vinho tinto que deixa essa massa ainda mais requintada, além de linda esteticamente e deliciosa no sabor. 

Quer saber mais sobre como fazer um belo ravioli e sua história também? Confira agora aqui no Palco do Vinho tudo o que você precisa saber sobre Ravioli e a Receita de Ravioli com molho de vinho tinto.

Conheça a história e dicas para fazer Ravioli

Ravioli é um dos pratos de massa italiana mais famosos do mundo. Feito com ovos, farinha de trigo e recheado, se assemelham a pasteizinhos, sendo cozidos e depois, colocado molho por cima para dar o toque especial.

Conheça a história e dicas para fazer Ravioli

Frisamos que Ravioli não é o mesmo que Capeletti, um outro tipo de massa italiana que apesar de receber ingredientes parecidos como farinha e ovos, além de ser recheado, é geralmente menor e feito semelhante a uma trouxinha, torcendo levemente a ponta. 

As massas italianas como Ravioli, Capeletti e Agnollini por exemplo, são diferenciadas não pela forma de preparo e nem os ingredientes, mas principalmente por sua semelhança. Por isso, para diferenciar o Ravioli dos exemplos citados, é só observar que o Ravioli é parecido com um pastel e um pouco maior que o Capeletti. 

A receita de um bom Ravioli tradicional é: uma gema para 100 gramas de farinha de trigo. Com segredinhos como usar uma casaca de ovo cheia de água para ajudar na hora de sovar a massa ou para dar liga, colocar mais uma gema, são dicas que podem fazer a diferença no resultado.

Agora o grande desafio do Ravioli é abrir a massa até ficar super fina, porém sem colar ou quebrar. Apesar de ser um processo um pouco trabalhoso, é rápido e deixa o ravioli perfeito para ser cozido. 

O recheio deve ser seco ou no máximo cremoso, nunca muito líquido para não correr o risco de vazar nas laterais. Una as laterais com um garfo e de forma a ficar bem fechado para não passar nada. Uma dica é passar um pouco de gema por cima que servirá como cola. 

Deve ser cozido em água fervente e retirado quando estiver tenro ou al dente, ou seja, nem muito mole ou duro, na medida. Seguindo estas dicas, é possível fazer um delicioso Ravioli com molho de vinho tinto que fica incrível! Veja estas receitas. 

Receita Ravioli com molho de vinho tinto

Receita bem tradicional de Ravioli e molho de vinho tinto para fazer sem grandes dificuldades. Confira o que você irá precisar:

Receita Ravioli com molho de vinho tinto

Para fazer os Raviolis:

  • 6 ovos inteiros;
  • 1 colher de sopa de azeite ou óleo de soja;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 3 ½ xícaras das de farinha de trigo.

Molho de vinho tinto:

  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 cebola bem picadinha;
  • 2 colheres de manjericão;
  • ¼ de pimenta tipo malagueta;
  • Molho de tomate pronto;
  • ¼ de xícara de chá de um bom vinho tinto.

Modo de preparar:

  1. Para fazer os raviólis, primeiro, coloque a farinha numa mesa e faça um buraco no meio, colocando o ovo e o sal e misture até incorporar na farinha;
  2. Sove bem a massa por até 5 minutos, deixando-a bem homogênea e não cole nas mãos;
  3. Depois, pegue uma vasilha e unte com um pouco do óleo ou azeite e deixe a massa descansar por até 15 minutos, pegando a massa depois e cortando em 4 partes iguais e abrindo a massa, de modo a ficar bem fina;
  4. Corte a massa com um cortador de pizza e coloque o recheio de sua preferência e fechando logo após como se fecha pastéis. Se certifique que os raviólis estão bem fechados e pincele uma gema por cima de cada um;
  5. Por fim, coloque cada ravioli na água fervente e estarão no ponto, quando cada um subir a superfície da fervura. Retire e coloque em um refratário para receber o molho.

Molho de vinho tinto:

  1. Amasse os alhos e com a cebola, doure em fogo baixo numa panela com azeite;
  2. Coloque pimenta, vinho e o molho de tomate;
  3. Deixe cozinhar no fogo baixo e não deixe de mexer para não queimar. Estará pronto quando estiver um caldo mais grosso;
  4. Conclua com manjericão e sal.

Ravioli ao molho de vinho tinto

Eis outra receita fácil de ravioli que fica maravilhosa e com um molho divino de vinho tinto. Você irá precisar de:

  • 400 gramas de farinha de trigo sem fermento;
  • 600 ml de água;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de café de sal;
  • 2 colheres de azeite (colher de sopa).

Molho de vinho tinto:

  • 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de soja;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de orégano e manjericão secos;
  • ½ xícara de vinho tinto;
  • 1 colher de chá de pimenta do reino a gosto.

Modo de preparar:

  1. Primeiro, você deve fazer os raviólis, colocando a farinha em uma superfície limpa e fazendo um formato de vulcão, com um buraco no meio;
  2. Depois, adicione a água, os ovos, o sal e o azeite, misturando tudo com as mãos até que a massa incorpore e fique totalmente homogênea;
  3. Sove a massa por 10 minutos e deixe descansar por até 30 minutos e depois é hora de abrir a massa e deixá-la bem fina, com uma espessura entre 0,5 e 1,5 mm;
  4. Quando a massa estiver bem fina, é hora de cortar os quadradinhos e colocar o recheio de sua preferência;
  5. No fogo, coloque uma panela com água e deixe ferver com um pouco de sal. Coloque os raviólis aos poucos e quando eles submergirem, é hora de retirá-los.

Molho:

  1. Em uma panela a parte, refogue o alho e quando estiver dourado, coloque o molho de tomate e depois deixe refogar mais um pouco, colocando logo em seguida o sal, manjericão e orégano;
  2. Coloque o vinho e deixe por até 30 minutos cozinhando em fogo baixo e estará pronto quando estiver bem encorpado e um molho ser estar líquido. Sirva por cima dos raviólis.

Visite Nossa Loja de Vinhos e Espumantes

Don`t copy text!