Skip to content

Os melhores vinhos da África do Sul e as marcas mais famosas

Vinhos da África do sul

Relativamente nova no mercado, datando do século XVII, os vinhos da África do Sul já se posicionam entre os 10 maiores países produtores de vinhos no planeta, com pouco mais de 4% de toda produção mundial.

É da África do Sul o melhor brandy comercializado e o cultivo do Chenin Blanc é o grande carro chefe do país. A nação é a maior do continente africano a produzir vinhos e o mercado foi impulsionado no início da década de 90, quando Nelson Mandela governava o país.

A história da viticultura africana é surpreendente, assim como o vinho produzido que é limpo no paladar, com taninos bem marcantes e, ao mesmo tempo, refrescante e doce, captando toda força e simpatia do povo africano.

Conheça um pouco da história do vinho da África do Sul, suas características mais marcantes e as marcas famosas para você conferir e se apaixonar.

História dos vinhos africanos

A história das primeiras vinícolas no continente africano começa, quando em 1654 um médico holandês leva para a Cidade do Cabo, as primeiras videiras que deram origem ao vinho africano.

A princípio, é na África do Sul que o vinho do continente se desenvolveu e é hoje, um dos mais apreciados do mundo.

Após chegar ao país em 1659, as videiras fizeram as primeiras garrafas, que tinham um gosto mais forte e com corpo acentuado, porém, pouco mais de meio século depois, já se diferenciava com um blend de pêssegos, que se tornou um dos preferidos de Napoleão Bonaparte.

Contudo, o vinho da África do Sul passou a ser preterido nos anos e século seguinte, devido ao crescimento desordenado do país e a má gestão das viticulturas, que começaram a produzir um vinho sem complexidade e por pouco, não acabou no mercado.

Sobretudo, séculos depois, em 1994, com o fim do Apartheid e a nova gestão do presidente Nelson Mandela, foi possível recuperar o prestígio do vinho africano. Hoje, são mais de 100 mil hectares de vinhas em todo país, além de mais de 300 vinícolas.

Além do vinho, a África do Sul promove o enoturismo, ou seja, o incentivo ao turismo nas regiões das vinícolas. Nesses passeios, os visitantes podem apreciar a harmonização de vinhos e conhecer como é produzido o vinho. A seguir, conheça as características do vinho africano, que o torna único no mercado.

As características dos vinhos da África do Sul

O clima da África do Sul pode variar bastante, o que influencia diretamente nos vinhos produzidos.

Atualmente, os vinhos brancos compõem 55% da produção com sabor mais aproximado dos vinhos europeus.

Um dos pontos que faz o vinho africano ser conhecido em todo mundo, é seu tom adocicado no paladar, já que em geral, um teor alcóolico menor do que vinhos de outras nações.

Na África do Sul, é possível encontrar o vinho Pinotage, um cruzamento feito em laboratório da vinha Pinot com a Cinsaut e que faz um vinho com sabor muito próximo dos vinhos franceses Beaujolais.

As uvas mais usadas no cultivo no solo africano são:

Vinhos tintos

  • Cabernet Sauvignon;
  • Syrah;
  • Merlot.

Vinhos Brancos

  • Chardonnay;
  • Chenin Blanc;
  • Sauvignon Blanc.

Além da África do Sul, outras regiões do continente africano produzem bons vinhos, porém, pouco conhecidos. Confira a seguir.

Vinhos de outras regiões do continente africano

Além da África do Sul, outros 3 países do continente africano produzem vinhos de boa qualidade, com sabor exclusivo, que destaca profundamente o solo e clima da região de sua fabricação:

Malaui

Malawi está localizado perto do Oceano Índico. É um dos países mais pobres da África, mas com uma boa história na viticultura atual. O país tem uma média de 12.000 hectares de vinhas que produzem anualmente cerca de 100 milhões de litros de vinho. Os vinhos são principalmente tintos com aroma frutado e baixo teor alcoólico (geralmente abaixo de 14%).

Etiópia

Os vinhos etíopes incluem tintos e brancos com alto teor alcoólico, aromas frutados, corpo leve e geralmente contêm mais de 17% ABV.

Argélia

A Argélia está entre os maiores produtores de vinho do mundo com mais de 3 bilhões de litros de produção de vinho. A Argélia é uma região amplamente árida, com a melhor vinificação ocorrendo nas áreas costeiras com boa umidade e chuva abundante. Os vinhos são produzidos a partir de uvas tintas e têm baixo teor alcoólico (cerca de 13-14%).

Assim como a África do Sul, o continente africano abriga uma gama diversificada de países, culturas e climas. Consequentemente, a produção de vinho na África varia de vinhos tradicionais feitos de uvas a vinhos mais modernos feitos com blend de várias frutas. Conheça as garrafas mais famosas para você comprar hoje.

Os melhores vinhos africanos para o seu próximo jantar

Quais são as 5 melhores marcas de vinho africanas para experimentar?

  1. Simonsig;
  2. Nederburg;
  3. Chateau Sainte-Famille;
  4. Stellenrust Wine Estate;
  5. Vin de France.

Simonsig é uma marca de vinho da África do Sul reconhecida internacionalmente. Tem uma grande variedade de estilos, incluindo vinhos do porto.

Nederburg é um dos principais produtores de vinhos finos do mundo. Tem feito vinho na África do Sul desde o século XVIII.

Chateau Sainte-Famille das ilhas Maurício. Iniciado em 2005, o Château Sainte-Famille é um dos maiores produtores de vinho nas Maurícias. Existem também outras adegas na ilha, bem como uma destilaria comercial e uma destilaria de rum

Stellenrust é uma propriedade vinícola e vinícola localizada nos arredores de Stellenbosch, na província do Cabo Ocidental da África do Sul. É mais conhecido por suas uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Merlot e Syrah.

Vin de France Marrocos O Vin de France é uma das principais propriedades vinícolas na costa atlântica marroquina. Localizada a cerca de 50 quilômetros ao norte de Tânger, no coração de Souss-Massa-Draa, é a porta de entrada da África do Sul para Marrocos, perto de Tétouan e Rabat.

Vinhos Africanos: Sabor exclusivo e aroma inigualável

Os Vinhos africanos possuem taninos bem destacados e o adocicado de grande parte de sua produção, transforma esta bebida, em uma ótima combinação para seus eventos com a família e amigos.

Aqui no Palco do Vinho, encontre a receita ideal para esses momentos, além de encontrar a garrafa perfeita em nossa loja online, onde separamos um acervo das marcas mais sofisticadas da África do Sul e continente africano.

Compre agora com os melhores preços do mercado. Palco do Vinho, tudo sobre vinhos.