Conteúdo
Mês passado, falamos sobre os termos da enologia-parte 1 e o artigo foi um grande sucesso, pois expos de forma facilitada, as palavras mais usadas e conhecidas do setor.
É fundamental conhecer como o mercado de vinhos se comporta e se trata, principalmente se você é um amante da bebida ou pretende seguir carreira como sommelier, por exemplo.
Neste segundo artigo, focaremos em outros termos da enologia utilizados e que você não pode deixar de conhecer. Confira.
A importância em conhecer os termos da enologia mais usados
Primeiramente, a maior importância em conhecer os termos da enologia, é compreender como esse mercado funciona e como ocorrem os processos.
Além disso, as formas de designar as uvas e a qualidade do vinho, tudo isso é primordial e só se aprende depois de utilizar os termos da enologia que estejam corretos.
No primeiro artigo, falamos de termos associados a produção do vinho, principalmente.
Hoje, focaremos em termos mais usados para determinar as características do vinho. Confira a seguir.
Os termos da enologia mais utilizados- Parte 2
-
Abocado
Um dos termos da enologia em italiano, que se refere a um vinho adocicado.
-
Corpo do vinho
Quando uma pessoa diz que um vinho é encorpado, está se referindo ao seu volume. Quanto mais denso for a bebida, mais tempo ficará na boca e pode haver maior adstringência.
Vinhos com baixo teor alcóolico, possuem menos força e são mais suaves no paladar, logo, mais fáceis de bebericar.
-
Vinho amadeirado
Vinhos amadeirados são aqueles com vestígios de aroma e sabor da madeira de carvalho, presente nas barricas no processo de fabricação do vinho.
-
Vinho Amanteigado
É um termo muito utilizado ao consumir vinho Chardonnay. Quando envelhecidos em barris de carvalho, o sabor pode ser próximo ao de manteiga quando é derretida.
-
Austero
A palavra “austero” significa rigidez, logo, um vinho austero possui características sérias, com acidez marcante e taninos bem definidos e, geralmente, são vinhos envelhecidos.
-
Duro
O vinho duro é parecido com o austero, com a diferença de ser característica de vinhos mais jovens.
-
Vinho com tons aveludados
Quando um vinho tem um sabor macio e agradável, dizemos que ele é aveludado no paladar.
-
Vinho frutado e floral
Os vinhos podem ter sabores de diversas combinações. Um vinho frutado, possui aromas com frutas como compotas, morangos, cassis e damasco.
Já os vinhos florais, podem ter tons de flores como jasmim, violeta e rosas. Geralmente, são notas encontradas em vinhos brancos e roses.
-
Adega
Local onde são guardadas as garrafas de vinhos prontos para consumo.
-
Notas no vinho
É muito comum ver enólogos e sommeliers falarem que vinhos tem notas de flores ou notas de frutas, mas, o que isso significa, afinal?
As notas são pontos característicos de outros sabores ou aromas presentes no vinho. Por exemplo, em vinhos tintos encorpados, é comum encontrar notas amadeiradas.
-
Vinho redondo
Quando ouvir alguém dizer que um vinho está redondo, significa que ele é bem equilibrado.
-
Vinho Magro
Os vinhos magros são definições desagradáveis, dado a vinhos de baixa qualidade e muito aguado. Muito comum designar vinhos falsificados como vinhos magros.
-
Brut
Definição de vinhos secos, geralmente espumantes.
-
Buquê
Definição de vinhos complexos, com aromas e sabores variados, porém, equilibrados e saborosos. Um dos termos da enologia destinado a vinhos envelhecidos.
Palco do Vinho
Os termos da enologia são fundamentais para você se destacar no meio desse mercado, e apreciar ainda mais um vinho de qualidade.
E falando em vinhos de qualidade, aqui no Palco do Vinho, você encontra uma grande variedade de bebidas com ótimo custo-benefício.
Atendimento e entrega em sua casa com total comodidade, você acha só aqui em nossa loja online. Palco do Vinho, tudo sobre vinhos.
Deixe um comentário