Conteúdo
Lágrimas de vinho são criadas quando o vinho derrama sobre a borda do copo e faz parte da análise sensorial do vinho.
Um vinho não se mede por sua qualidade, frescor e quantidade de álcool apenas no paladar, mas ao contemplá-lo na taça, deve haver alguns pontos a serem observados que garantem uma boa experiência de uma garrafa de vinho de qualidade.
Veja neste artigo o que são as lágrimas de vinho, sua importância para determinar uma boa bebida para consumo e onde adquirir vinhos incríveis para praticar essa observação.
O que são lágrimas de vinho?
Lágrimas de vinho é quando o líquido derrama sobre a borda do copo. Também pode ser chamado de derramamento de vinho, arquetes, termo técnico ou perna.
Uma explicação é que as lágrimas são causadas pelo contato do vinho com o ar e pela oxidação, o que causa uma reação química que cria taninos.
Mas a explicação mais aceita sobre o que são as lágrimas de vinho vem dos físicos Carlo Marangoni e James Thomson que em 1855 nomearam as lágrimas por “efeito Marangoni”.
Nessa reação química, o álcool tem uma tensão menor que a água e caso o álcool não esteja homogêneo com a água, o álcool evaporará mais facilmente.
Ao girar a taça, através de um efeito químico chamado capilaridade, o líquido sobe pela taça e com o álcool evaporado quase que completamente, por conta da gravidade, ele cai pela parede da taça em forma de filetes.
Resumindo: as lágrimas de vinho acontecem porque o álcool e a água possuem tensões distintas e por causa do teor alcóolico, a lágrimas se formam, porém com a evaporação, a água que resta cai num formato semelhante a lágrimas.
Como observar as lágrimas em uma taça
As lágrimas de vinho são uma das partes mais importantes da degustação de vinhos. Elas podem revelar muito sobre o vinho e como um bom sommelier, siga as dicas a seguir para determinar um vinho perfeito.
Em uma taça transparente e de bojo redondo, em especial, as taças ISO, coloque ¾ do vinho e gire delicadamente até formar uma película na parede da taça.
Aguarde alguns segundo e observe as lágrimas se formarem: quanto mais quantidade de álcool, as lágrimas serão mais abundantes e lentas no retorno, além de juntas.
Em vinhos com menos teor alcóolico o inverso ocorre: as lágrimas caem em menos quantidade, mais afastadas e retornam rapidamente ao líquido.
A importância de entender as lágrimas de vinho
A partir de uma leve observação, é possível determinar a estrutura de um vinho sem ao menos tê-lo degustado.
Vinhos encorpados geralmente tem maior teor alcóolico, logo, as lágrimas serão mais lentas no retorno e abundantes.
Vinhos frescos como os brancos, rose e até vinho laranja, terá menos lágrimas e com retorno rápido e com menos abundância.
Sabendo isso, você poderá observar se um vinho tinto irá satisfazê-lo em um jantar com alimentos mais gordurosos ou se um branco será melhor para um happy hour descontraído.
Vinhos que não possuem lágrimas
Sim, existem vinhos que não possuem lágrimas. Os vinhos conhecidos como espumantes ou champagne não possuem lágrimas de vinho.
Por causa do gás e da pressão contida nesse tipo de vinho e o teor alcóolico ser menor, em geral, eles não possuem lágrimas.
Palco do Vinho
Para determinar as lágrimas de vinho com precisão e saber se aquele é uma boa bebida, é preciso comprá-lo em lojas que ofereçam credibilidade.
No Palco do Vinho, você encontra uma loja virtual com os melhores rótulos nacionais e importados. Conte com uma carta de vinhos vasta e com preços acessíveis e as melhores formas de pagamento seguro e com entrega rápida.
Garanta o vinho de melhor qualidade para análise e compor seus eventos especiais. Palco do Vinho, tudo sobre vinhos.
Deixe um comentário