Vinho laranja: Os tipos e a história deste vinho surpreendente

Autor:

Banner vinho campeão
Vinho laranja

O vinho laranja é um vinho relativamente novo que foi feito na Itália e na França. É um tipo de vinho que é produzido pela fermentação de uvas brancas com suas peles.

Existem muitos tipos diferentes de vinhos de laranja, e neste artigo, conheça este vinho diferente, mas delicioso, perfeito para harmonizar com seus alimentos preferidos e para eventos em sua casa. Confira.

História e fatos do vinho laranja

Os vinhos laranja são feitos de uvas brancas, mas muitas vezes são fermentados com suas cascas e sementes por um longo período, o que lhes confere um perfil de sabor único.

Este vinho, pode ser conhecido, também, como vinho âmbar, uma nomenclatura muito utilizada para separá-lo do vinho de laranja, um vinho que utiliza laranjas em sua composição.

Os vinhos laranja são tipicamente mais secos do que a maioria dos vinhos e têm mais tanino neles. Alguns vinhos secos são feitos de uvas tintas, enquanto um exemplo de vinho doce é um vinho de sobremesa.

A coloração pode ser desde o laranja vivo, até dourado e rosado como o vinho rose. Possui em sua intensidade, aromas que vão desde as nozes e castanhas, mel e tons amadeirados.

É um vinho muito versátil, que vai bem com alimentos refrescantes e, também com mais pesados, como, por exemplo, tábua de frios e queijos.

Como é feito o vinho de laranja?

Os vinhos laranja são feitos a partir de uvas de vinho branco que foram deixadas na videira por um longo tempo. Este processo permite que as uvas amadureçam e desenvolvam um caráter mais robusto.

O processo de elaboração do vinho laranja começa com a colheita das uvas, que é feita à mão. O próximo passo é esmagar e pressionar as uvas para extrair todo o seu suco.

Depois disso, um pouco de suco de uva é fervido para que possa ser misturado com açúcar e um pouco de enxofre. O suco de uva fervido, é então adicionado de volta ao mosto de uva esmagado (o suco de uva não fermentado) para criar um novo líquido chamado “mosto”.

O mosto é então fermentado em barris ou recipientes de aço inoxidável por vários meses antes de estar pronto para o engarrafamento. A quantidade de tempo envelhecida nos barris pode variar, mas normalmente varia de dois a seis meses.

Após a fermentação e envelhecimento, o vinho laranja está pronto para embalagem e comercialização.

Os benefícios de beber vinho de laranja

O vinho laranja é uma tendência relativamente nova no mundo do vinho. Está ganhando popularidade entre os sommeliers e os bebedores casuais.

Os benefícios são que é uma alternativa mais saudável aos vinhos tintos ou brancos regulares. Tem menos açúcar, menor teor alcoólico e sem sulfitos.

Esses fatores o tornam uma excelente escolha para quem tem diabetes, pressão alta ou outras condições de saúde que os impedem de beber vinhos regulares.

Ele também tem mais antioxidantes do que outros tipos de vinhos e as pessoas que bebem esse tipo de vinho são mais propensas a viver mais.

Palco do Vinho

Para conhecer um vinho laranja no paladar, confira nossos vinhos da loja online, onde encontrará além desse, outras opções perfeitas para seus eventos.

No Palco do Vinho, você possui uma carta virtual de vinhos nacionais e importados, com os melhores preços e condições, entregues em sua casa com total qualidade. Acesse agora e compre vinhos com o melhor custo-benefício do mercado. Palco do Vinho, tudo sobre vinhos.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimos posts

  • Old Parr Whisky 12 Anos 1L: Vale o Investimento?

    Old Parr Whisky 12 Anos 1L: Vale o Investimento?

    Procurando por um whisky que tenha a maturidade e a sofisticação necessárias para ocasiões especiais? O Old Parr 12 Anos pode ser uma escolha que alia tradição e sabor. Ele vem sendo reconhecido por sua textura aveludada e notas profundamente frutadas, uma combinação que pode agradar o paladar mais exigente.

    Saiba Mais

  • Sucupira no Vinho: Benefícios e Usos na Saúde Natural

    Sucupira no Vinho: Benefícios e Usos na Saúde Natural

    Conteúdo1 O Que é a Sucupira?1.1 Origem e Distribuição1.2 Descrição Botânica2 Benefícios da Sucupira2.1 Propriedades Anti-inflamatórias2.2 Ação Analgésica2.3 Efeitos Antioxidantes2.4 Potencial Anticancerígeno3 Sucupira no Vinho: Uso e Preparação3.1 Método de Preparação3.2 Dosagem e Consumo4 Aplicações Terapêuticas4.1 Alívio para Artrite e Artrose4.2 Tratamento de Úlceras e Gastrite4.3 Combate a Afecções das Vias Respiratórias5 Formas Alternativas de…

    Saiba Mais